O Mapa do Patrimônio Esportivo é um desdobramento da pesquisa Patrimônio Cultural Esportivo vinculada ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ).

Partindo dos debates recentes sobre a preservação de bens culturais materiais e imateriais, assim como da constatação da intensa presença histórica das práticas esportivas no cenário citadino, a pesquisa parte de uma discussão sobre a interface entre o esporte e o patrimônio histórico e cultural. A proposta se insere, portanto, no debate sobre a propriedade do assunto (existe um patrimônio esportivo?), bem como sobre os parâmetros que têm sido mobilizados na patrimonialização de manifestações esportivas (ou na sua negação), a partir da crítica a alguns critérios utilizados nas políticas de salvaguarda dos diferentes poderes públicos brasileiros.

Mais especificamente o Mapa do Patrimônio Esportivo busca identificar e mapear a distribuição geográfica de bens materiais e imateriais ligados ao esporte, procurando compreendê-los dentro da dinâmica dos bairros e municípios nos quais estão inseridos, a fim de melhor desvendar o papel que desempenhou a prática no estado do Rio em diferentes momentos. Busca-se compreender como as diversas modalidades se desenvolveram e se estruturaram no estado, ao longo dos séculos XIX e XX. Inicialmente, estamos apresentando predominantemente os equipamentos e iniciativas presentes no século XIX.

Esta é uma versão beta ainda em desenvolvimento do site Patrimônio Esportivo. Ajustes e melhorias serão realizados antes do lançamento da versão final.